CB 500F, CBR 500R e CB 500X são opções de entrada para alta
cilindrada.
Primeira a chegar, CB 500F vai de R$ 22 mil e a R$ 23,5 mil
(com ABS).
Honda CB 500 |
Utilizando nome que fez sucesso no Brasil, a Honda lançou
nesta terça-feira (8) a nova geração da CB 500 no país, em três versões. Com a
estreia mundial no Salão de Milão 2012, CB 500F, CBR 500R e CB 500X, todas com
ABS como opcional, são as principais atrações da empresa no Salão duas Rodas,
no Anhembi, em São Paulo, que vai até o próximo domingo (13).
A primeira a chegar é a opção F, por R$ 22.000, na opção
standard, e R$ 23.500, com ABS, que mantém a categoria naked e tem mais
similaridade com a CB 500 vendida entre 1997 e 2004 no Brasil. No entanto, a
moto é totalmente nova e abandonou o antigo farol redondo presenta na antiga
CB.
Além disso, a CB 500 se tornou uma “família” e agora também
conta com a esportiva CBR 500R, que começa a ser vendida até o final do ano, a
CB 500X, versão com roupagem aventureira – suas vendas ficam apara o início de
2013. Ambas ainda não tiveram preços definidos.
Honda CB 500X |
Com os três modelos, a Honda tem o objetivo de vender 20 mil
unidades da CB 500 durante o 1º ano de comercialização da linha. A X é que traz
mais expectativa para a empresa e deve representar 8 mil unidades/ano, enquanto
F e R devem atingir 6.000 motos cada. Até 2016, a empresa pretende atingir 30
mil unidades/ano da linha.
Feita na Tailândia para abastecer o mundo, a CB 500
brasileira será produzida em Manaus, com a fabricação nacional de componentes
como chassi e componentes plásticos, mas parte das peças ainda é importada da
própria Tailândia e Japão - o motor chega com as peças desmontadas para ser
montado no Brasil.
O modelo chega para preencher uma faixa de cilindrada
abandonada no país desde o encerramento de produção da própria CB 500 e a
Suzuki GS 500. “Desde 2005, o mercado se mostrou carente para este tipo de
moto. Nosso objetivo é que a CB seja líder entre as naked”, explica Alfredo
Guedes, supervisor de relações públicas da empresa.
Na época, a CB 500 deixou de ser vendida e a Honda lançou a
Hornet no Brasil, modelo que se tornou líder do segmento, mas com uma proposta
mais esportiva, com motor de quatro cilindros.
No Brasil, motor é mais forte
O lançamento mundial da família CB 500 teve o foco muito
claro de atender novo sistema de habilitação para condutores na Europa, que
criou nova categoria para motos a A2. Limitada a motos de até 35 kw de potência
(48 cv) e que pode ser obtida a partir dos 18 anos, a iniciativa gerou a
criação das novas 500 por parte da Honda.
Honda CB 500F |
Como o Brasil não tem esta legislação, o país terá uma CB
500 mais forte. Aqui, o motor de dois cilindros e 471 cc de cilindrada gera
50,4 cavalos a 8.500 rpm, frente aos 48 cv na Europa. O torque também recebeu
leve incremento, subindo de 4,38 kgfm a 4,55 kgfm a 7.000 rpm na versão
brasileira.
“O motor segue a mesma base do da CBR 250R, mas com dois
cilindros”, explica Alfredo Guedes. Desse modo, o propulsor é como um da CBR,
mas duplicado, já que a pequena esportiva possui um monocilíndrico. O
bicilíndrico conta com injeção eletrônica e refrigeração líquida.
Configuração moderna e simples
Com a ambição do modelo é de ser a porta de entrada para as
motos mais potentes, seu conjunto é simples, mas traz alguns diferenciais, como
o visual esportivo e painel digital.
A presença do freio ABS, como opcional, também é importante,
porém, a empresa deixou de lado o sistema combinado, que reparte a frenagem
entre os eixos, presente em outras motos da empresa, até
de menor cilindrada,
como a CBR 250R.
As três versões compartilham grande parte da base, mas
trazem diferenças. A X tem suspensões mais longas e guidão mais alto, adequados
a sua proposta “crossover”, enquanto a R possui semiguidões e carenagens, de
acordo com suas pretensões esportivas.
O peso seco da F é de 180 kg e o tanque de combustível 15,7
litros, que roda com gasolina. Na dianteira, a CB 500F possui um garfo
telescópico de 120 mm de curso, enquanto a traseira é monoamortecida por um
sistema pró-link de 118 mm.
Com assento de 785 mm, a F tem 2.075 mm de comprimento, 780
mm de altura e 1.060 mm de altura - seu entre-eixos é de 1.410 mm. A 500R pesa
194 kg e a X 195 kg. O tanque de 15,7 litros é o mesmo para a CB 500F e CBR
500R. Na 500X, há mais espaço, chegando a 17,3 litros.
De acordo com a empresa, a autonomia da F pode chegar a 420
km, ao passo que a X tem condições de rodar 467 km com o tanque completo.
Assim, indicando que o modelo pode ter média de consumo de 26,8 km/l a 27 km/l.
História
Vendida de 1997 a 2004 no Brasil, a antiga geração da Honda
CB 500 atingiu 21 unidades vendidas no país. Sua produção foi feita em Manaus e
o modelo fez muito sucesso com seu motor de dois cilindros e 498,8 cc de
cilindrada, que chegava a 54 cv a 9.500 rpm.
Com dois carburadores e refrigeração a ar, o modelo também
tinha outras diferenças em relação ao novo modelo, como a suspensão traseira
como duplo amortecedor. Os números mostram que a CB antiga era mais potente que
a atual e o torque de ambas é o mesmo. No entanto, o novo modelo mostra a força
máxima em giros mais baixos.
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